O Procedimento de Bichectomia

A cirurgia: Pode ser realizada com anestesia local, com ou sem sedação. Nela, uma pequena incisão de 0,5 cm é realizada dentro da boca, bem em cima da Bola de Bichat, em cada lado da face. Após sua localização ela é isolada e retirada e, se necessário, é realizada hemostasia com eletrocautério. A duração total do procedimento é de cerca de 40 minutos. São aplicados pontos separados com fio absorvível, que devem cair sozinhos em sete dias.

Antes da cirurgia de bichectomia: São solicitados exames conforme a indicação de cada caso. Rotineiramente, os exames são: hemograma, coagulograma, creatinina e glicemia de jejum.

Após a cirurgia: Os cuidados são muito parecidos com uma extração do siso, tais como evitar esforço físico, evitar alimentos quentes, dormir com 2-3 travesseiros, aplicar compressa gelada de 1/1 hora nos 2 primeiros dias e usar medicação específica.

O rosto fica inchado por 2-4 dias e em 2-3 semanas os resultados começam a ser visíveis.

Anestesia: Local com sedação.

Alta: No mesmo dia após o procedimento.

Recuperação: 2-4 dias. Caso more em outra cidade, temos indicações de hotéis próximos e meios de acompanhar o pós-operatório de maneira efetiva.

O que é Bichectomia?

Cirurgia plástica no rosto para retirada da Bola de Bichat, uma gordura existente na face que, quando aumentada, pode dar um formato de rosto redondo. A cirurgia tem por finalidade afinar o rosto e reduzir as bochechas.

Para quem é indicada a cirurgia?

Pessoas bochechudas que não estão satisfeitas com o formato de rosto redondo. O objetivo é deixar o rosto mais magro e fino e proporcionar saúde e qualidade de vida ao paciente.

Tudo sobre a Bichectomia

Entendendo o que é Bichectomia

É a retirada do tecido gorduroso chamado de Bola de Bichat. Em outras palavras, é uma cirurgia para afinar o rosto.

Bola Gordurosa de Bichat, tecido gorduroso da boca ou “Buccal fat pad” recebe esse nome devido ao anatomista que primeiramente a descreveu. É um tecido de gordura que se localiza na região das bochechas, na frente do músculo masseter e superficial ao músculo bucinador. Sua função é um tanto quanto pouco conhecida.

Acredita-se que, mesmo sendo um tecido gorduroso, seu volume pouco varie com a oscilação de peso, por isso que mesmo pessoas apresentando peso ideal ou próximo disso podem ter o rosto redondo e as bochechas cheinhas em decorrência de uma Bola de Bichat grande.

Todas as pessoas têm Bola de Bichat, porém nem todas as pessoas se beneficiarão da Bichectomia (Cirurgia de bochecha).

A gordura da bochecha preenche o espaço entre os músculos da face, ficando abaixo da maçã do rosto. Quando em excesso, a pessoa pode ter um rosto mais arredondado e infantilizado e, quando em falta, pode gerar um rosto com bochechas “chupadas”e aspecto de doente ou de mal alimentada.

Pela sua localização a Bola de Bichat apresenta íntima relação com elementos muito importantes da face como ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos. O entendimento e estudo desses elementos da face é fundamental para prevenir algum tipo de lesão durante a cirurgia para afinar o rosto.

Minhas bochechas são muito grandes!

Essa é a principal queixa das pessoas que chegam ao consultório. Todas as pessoas têm Bola de Bichat, porém nem todas as pessoas se beneficiarão da Bichectomia.

Todos temos Bola de Bichat ou apenas quem tem o rosto redondo?

Sim, todos temos a gordura de Bichat (nas bochechas), porém alguns mais do que outros. 

Todas as pessoas ficam melhor com a retirada da Bola de Bichat?

Não. Existem pessoas que já apresentam o rosto fino e para quem a retirada da bola de Bichat pode trazer resultados indesejáveis. Pessoas com pele mais flácida e envelhecida podem ser submetidas a outros procedimentos em combinação com a Bichectomia, tal como o lifting de face (ritidoplastia).

Para que serve a Bola de Bichat?

Ela é um tecido gorduroso cujo tamanho varia pouco com a mudança de peso. Serve para preencher a face no espaço da bochecha.

Técnica Cirúrgica da Bichectomia

Entendendo a Bichectomia

A quem se aplica a cirurgia de Bichectomia?

Várias celebridades e não celebridades procuram esta cirurgia para afinar o rosto em decorrência de seus efeitos tanto em homens quanto em mulheres.

Para quem é a Bichectomia?

Quem tem um formato de rosto redondo e está insatisfeito com sua face; pessoas que procuram um aspecto mais sedutor, esbelto, magro e adulto. A Bichectomia causa um “efeito blush”.

O exame minucioso da face deve ser realizado antes de indicar a cirurgia , pois a retirada da Bola de Bichat em rosto já magro pode não atingir o resultado esperado e trazer consequências desagradáveis.

Ainda existem aqueles casos em que a pele do rosto da pessoa não tem um bom tônus, seja pela idade, por tabagismo, sol ou por uma característica própria da pessoa. Nesses casos, algum procedimento de suspensão das estruturas da face está indicado. Esses procedimentos podem ser cirúrgicos (ritidopastia ou lifting facial) e não-cirúrgicos (fios de sustentação – Sutura Silhouette®).

A Bichectomia é perigosa?

A gordura de Bichat fica localizada numa região próxima aos nervos que fazem a movimentação dos músculos da face, está próxima ainda do ducto parotídeo (canal por onde a saliva entra na boca vinda da glândula parótida) e próxima também de vasos sanguíneos.

É uma cirurgia de riscos que deve ser realizada por cirurgião plástico experiente na técnica.

Meu rosto vai mudar muito?

O resultado é sutil. A cirurgia de Bichectomia deixa o rosto menos redondo, mais fino e ressalta as maçãs do rosto.

Onde meu rosto mudará com a Bichectomia?

Com anos de experiência na cirurgia, muito antes de ser a cirurgia da moda, percebi que essa é uma pergunta frequente e até diária!

A Bichectomia vai diminuir e afinar o rosto na região das bochechas, mais especificamente abaixo das maçãs do rosto e na frente do músculo masseter (aquele músculo da mastigação que fica proeminente quando mordemos). Traçando uma linha indo da maçã do rosto para baixo e outra linha indo do músculo masseter para frente, encontraremos a região onde haverá diminuição. Ao sorrir também podemos perceber a região que será “tratada” pelo procedimento: é a região localizada lateralmente ao canto da boca de cada lado.
Para pacientes que necessitam de uma diminuição maior das bochechas ou diminuição de papada, tenho indicado cada vez mais lipoaspiração de face e de papada, com resultados muito superiores aos da aplicação de enzimas/Kybella.

Sobre as bochecas grandes

Uma queixa muito comum em meu consultório é: Dr. Laertes, minhas bochechas são grandes.

Recebo muitos pacientes com essa queixa e que procuram a cirurgia de Bichectomia.

Sempre peço para que me apontem exatamente o local do rosto que lhes incomoda. Percebo que, muitas vezes, o que realmente desagrada são as maçãs do rosto ou os músculos masseteres muito fortes, e não o volume excessivo das Bolas de Bichat.

Isso é importante, pois, se indicamos Bichectomia quando, na verdade, o paciente tem o músculo masseter muito grande, o resultado não será o ideal.

Entretanto, em alguns casos pode ser necessária a associação de Bichectomia com a diminuição dos músculos masseteres com a aplicação de toxina botulínica.