fbpx

Lipoaspiração da Pubis

É comum ouvir mulheres se queixando da aparência do monte de Vênus, ou seja, a área do púbis da mulher. Quando esse local possui gordura em excesso pode gerar desconforto para vestir roupas de banho ou se sentir à vontade em momentos íntimos. E é nesse momento que entra em cena a lipoaspiração de púbis. Em geral, a lipo de púbis é realizada em conjunto com procedimentos como dermolipectomia abdominal ou abdominoplastia, porém, no caso de mulheres que necessitem apenas dessa correção, ela pode ser executada individualmente. Assim que o cirurgião plástico confirma a existência desse excesso de gordura na região pubiana, ele, então, avalia a melhor abordagem para corrigir o problema. A seguir, esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto para que você entenda se esse procedimento é o mais indicado para você.  

Quem pode se submeter à lipoaspiração de púbis?

A lipo de púbis é indicada para quem se incomoda com o volume excessivo de gordura sobre o púbis. Mulheres que sentem desconforto ao vestir roupas justas, trajes de banho ou em momentos íntimos também precisam de uma avaliação minuciosa para que o cirurgião verifique se realmente existe essa necessidade. Se confirmada a indicação para lipo de monte de Vênus, a cirurgia, bastante simples, e que dura cerca de dez minutos, poderá ser realizada com anestesia local, peridural ou raquidiana – todas com sedação.  

Aspecto da cicatriz da lipo de monte de Vênus

Uma preocupação frequente das mulheres que se submetem à lipo de púbis é em relação à cicatriz. Seu posicionamento é muito discreto e ela pode facilmente ser escondida pela roupa íntima. Passado o inchaço e a fase de recuperação, que pode levar até seis meses, o aspecto do local deve ficar mais rebaixado e “liso”, trazendo mais conforto e segurança à mulher.  

Vida sexual e atividades físicas após a lipo de púbis

Como trata-se de um procedimento relativamente simples, a mulher poderá retomar sua atividade sexual após duas semanas da cirurgia de lipo de púbis. Atividades físicas, em geral, são liberadas após um mês da cirurgia, porém esse tipo de recomendação varia de acordo com a paciente e a avaliação do cirurgião.  

Possíveis reações decorrentes da lipo de púbis

Dependendo das características de cada paciente e cicatrização, podem surgir edema exagerado (inchaço) na região, bem como manchas roxas (equimoses). Pode ocorrer, ainda, a formação de queloides no local da cicatriz, o que é raro. Por isso mesmo, é fundamental se consultar com um cirurgião experiente nesse tipo de procedimento e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele pode identificar quaisquer problemas em seu início e intervir da melhor forma, gerando menos riscos à paciente. Quer saber mais sobre cirurgia íntima? Visite nossa página com respostas para as principais dúvidas dos pacientes: https://ltjplastica.com.br/cirurgia-corporal/cirurgia-intima-ninfoplastia/