Como funciona o Kybella

Novidade no combate ao queixo duplo e gordura na “papada”

 

Uma prática permitida nos Estados Unidos, tem despertado o interesse de milhares de pessoas em todo o mundo. Trata-se da aplicação do desoxicolato de sódio, mais popularmente conhecido como “Kybella”, que promete dissolver a gordura da região do queixo, combatendo a papada. “Esse produto tem o mesmo resultado que a lipoaspiração de papada, que eu particularmente prefiro. Reservo esse método apenas em casos muito leves ou quando o paciente não deseja um procedimento de lipoaspiração de papada”, explica Dr. Laertes Thomaz Junior, cirurgião plástico.

 

Embora ainda seja uma prática não liberada no Brasil, a aplicação do Kybella, primeiro e único tratamento não-cirúrgico aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) americano, tem gerado muitas dúvidas e curiosidade a respeito de sua eficácia e efeitos colaterais e, para esclarecer esses pontos, a seguir, listamos o que você precisa saber sobre esse produto:

 

Como é feita a aplicação do Kybella?

A aplicação do desoxicolato de sódio na gordura da papada segue um protocolo, com distâncias específicas entre os pontos para evitar necroses ou reações. São necessárias de duas a quatro sessões, de acordo com as protocolos específicos norte-americanas. É feita uma pequena grade de marcação de 10 a 30 pontos espaçados.

Depois, aplica-se uma injeção do produto diluído em anestésico no plano profundo dentro da bolsa de gordura.

 

Quais os riscos da aplicação do Kybella?

O uso do desoxicolato de sódio em altas dosagens pode gerar pancreatite aguda, necrose de pele, edema, fibrose de difícil resolução, entre outras. Se usado de forma inadequada, o Kybella pode destruir as células não-gordurosas, juntamente com as células de gordura. Podem ocorrer efeitos secundários graves, incluindo lesão do nervo na mandíbula (levando a um sorriso desigual ou fraqueza muscular facial e dificuldade para engolir).

 

Quando o Kybella chegará ao Brasil?

Ainda não há uma confirmação da chegada do Kybella ao Brasil, mas estima-se que esse produto esteja disponível no País ao final de 2017. Atualmente, porém, há algumas farmácias que manipulam o desoxicolato de sódio, contudo ainda não há confirmação científica de sua eficácia no combate à gordura de papada.

No Brasil alguns profissionais estão fazendo uso de “Kybella” manipulado, uma espécie de lipoestabil, o que não deveria ser feito pois nem o produto “oficial” foi liberado  muito menos o manipulado. Isso pode acarretar em lesões irreversíveis nos pacientes.

 

Diferença entre Lipostabil e Kybella

O Lipostabil, proibido no Brasil há cerca de 15 anos, é parecido com o Kybella, porém o primeiro contém desoxicolato (detergente) associado a fosfatidilcolina (tampão), e o Kybella contém apenas o desoxicolato puro, sendo mais forte como detergente isolado.

 

Como é a recuperação após o tratamento com Kybella?

Para a maioria dos pacientes, o período de recuperação é variável e ocorre logo após a primeira sessão do tratamento. Os hematomas, a dor, a dormência e a vermelhidão podem atrapalhar na semana seguinte, especialmente nos dois ou três dias após o procedimento.

 

Vantagens da lipoaspiração de papada

Além de ser mais barata que a aplicação de Kybella, que é feita em várias sessões, a lipoaspiração de papada apresenta uma outra vantagem: é feita em apenas um dia, em cerca de meia hora. “A aplicação do desoxicolato de sódio em diversas sessões é um processo desconfortável, dolorido e de efeito limitado”, destaca Laertes.

 

O queixo-duplo, condição que acomete muitas pessoas, geralmente ocorre por conta da idade, genética ou ganho de peso. Se você sente a necessidade de corrigir a papada, agende uma consulta conosco! Se necessária, a lipoaspiração de papada é rápida, de fácil recuperação, é um procedimento ambulatorial e gera resultados extremamente satisfatórios!

 

Saiba mais sobre:

Cirurgia de Bichectomia

Rinoplastia

Blefaroplastia