o que é bichectomia

O que é rinoplastia?

Rinoplastia ou cirurgia plástica de nariz é um procedimento que altera o aspecto dessa região, que precisa estar em harmonia com o restante do rosto.

como é feita a rinoplastia

Quanto custa uma cirurgia de nariz?

O custo de uma rinoplastia pode variar muito. Em cada caso, é necessário avaliar os honorários do cirurgião de acordo com o tipo de procedimento que será realizado, varia também de acordo com o hospital onde será realizada a cirurgia.

para quem é indicada a rinoplastia

Para quem é indicada a cirurgia de nariz?

A rinoplastia é indicada para pessoas com crescimento facial completo. Além disso, é indicada para pessoas fisicamente saudáveis e que não fumem.

qual é a duração da cirurgia plastica de nariz

Quanto tempo dura a cirurgia de rinoplastia?

O tempo da cirurgia de nariz pode variar entre duas e cinco horas.

Rinoplastia: cirurgia de nariz

 

É comum muitos pacientes se queixarem de que possuem o nariz muito grande, muito aberto, o famoso “nariz de batata”, nariz largo, ou, ainda, acharem que ele é torto. A cirurgia plástica de nariz (rinoplastia) é um procedimento que altera o aspecto dessa região, que precisa estar em harmonia com o restante do rosto.

 

Além da estética

Além da beleza e da importância na respiração, o nariz confere a face traços da personalidade do indivíduo e pode dar sinais da sua origem étnica. Muitas vezes, nós mesmos tentamos prever as características de personalidade de uma pessoa e sua origem pelo nariz. Como exemplos, podemos citar o “nariz asiático”, “nariz estilo grego”, “nariz negróide” e “nariz empinado”.

Sobre a cirurgia

Como muitas pessoas têm questionamentos antes de se submeterem a uma rinoplastia e gostam de avaliar fotos do antes e depois da cirurgia de nariz, a seguir, abordamos as principais dúvidas sobre esse procedimento:

A rinoplastia é indicada para pessoas com crescimento facial completo. Além disso, é indicada para pessoas fisicamente saudáveis e que não fumem.

A rinoplastia é indicada para pessoas com mais de 13 anos de idade, quando o crescimento facial já se completou.

O nariz pode ser tratado esteticamente em vários aspectos, tais como corrigir nariz torto (laterorrinia nasal), além de:

 

Levantar a ponta do nariz caído ou abaixar a ponta do nariz muito empinado;

Afinar a ponta grossa ou larga do nariz;

Giba nasal (dorso nasal muito grande);

Nariz muito comprido;

Nariz selado, sem dorso ou achatado (por trauma ou característica étnica);

Narinas muito largas;

Nariz com base óssea larga.

Existem vários estudos de proporções faciais que norteiam os cirurgiões na busca do belo, como, por exemplo, a largura ideal das narinas, o comprimento adequado do nariz, o quanto um nariz de homem e de mulher devem ser empinados, etc. Esses parâmetros são bem conhecidos e estão descritos em livros de rinoplastia.

O arsenal terapêutico na rinoplastia é amplo, podendo envolver retirada de cartilagem das orelhas, uso de implantes, fratura dos ossos do nariz, imobilização com gesso, incisão por dentro ou por fora e uso de cartilagem das costelas.

Os exames pré-operatórios da cirurgia de nariz são raio-X de tórax, eletrocardiograma, exames de sangue e tomografia de ossos do nariz e de face, caso seja verificada alguma alteração na respiração.

Antes de realizar uma cirurgia plástica de nariz, é fundamental escolher um bom cirurgião. Por isso, pesquise se ele possui experiência em rinoplastia e, principalmente, se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Antes de realizar a rinoplastia, o paciente recebe uma anestesia local e sedação intravenosa ou anestesia geral. A escolha dependerá do cirurgião que fará o procedimento.

O tempo da cirurgia de nariz pode variar entre duas e cinco horas.

A cirurgia plástica de nariz pode ser realizada por procedimento fechado, em que as incisões são escondidas no interior do nariz, ou por procedimento aberto, com uma incisão feita na columela, a faixa estreita de tecido que separa as narinas. Feitas essas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso.

A cirurgia de nariz pode ter diversas finalidades. Se a intenção for reduzir ou aumentar as estruturas nasais, utiliza-se cartilagem enxertada de outras áreas do corpo do paciente. Geralmente, são utilizadas partes de cartilagem do septo, que é a partição no meio do nariz. Em casos específicos como em rinoplastia secundária podemos utilizar cartilagem das costelas.

A transformação decorrente da rinoplastia já é visível no primeiro dia, porém o resultado final pode demorar mais de um ano para surgir.

Após o procedimento, uma espécie de gesso e tampões internos serão colocados no local da cirurgia e ali devem permanecer por aproximadamente uma semana. Aos poucos, o inchaço desaparecerá e o nariz assumirá seu novo aspecto.

A rinoplastia tem o objetivo de harmonizar o nariz com os traços da face. O paciente deve entender que é raro o nariz perfeito, seja com ou sem cirurgia plástica. Apenas em alguns casos consegue-se atingir o “nariz perfeito”, mas essa não é a regra, pois existem fatores na cirurgia nasal sobre os quais o cirurgião plástico não tem controle, como a retração nasal pós-cicatrização. Entretanto, é possível, sim, melhorar o formato nasal.

Em caso de necessidade de fratura óssea, o edema na região será maior. Nos demais casos, o inchaço é reduzido.

Na maioria das cirurgias de nariz, a dor não é intensa. O cirurgião prescreve apenas analgésicos simples, tais como dipirona e paracetamol.

Caso a rinoplastia seja realizada na parte da manhã, o paciente pode receber alta no mesmo dia. Entretanto, na maioria dos casos, o período de internação após uma cirurgia de nariz é de um dia.

O custo de uma rinoplastia pode variar muito. Em cada caso, é necessário avaliar os honorários do cirurgião de acordo com o tipo de procedimento que será realizado, varia também de acordo com o hospital onde será realizada a cirurgia.

Caso seja realizada com a técnica aberta, ou seja, por meio de incisão na columela, a rinoplastia deixa um sinal quase imperceptível. O procedimento fechado, que é feito por dentro das narinas, não deixa marcas.

Geralmente, as atividades leves podem ser retomadas entre cinco a sete dias após a rinoplastia. Exercícios físicos ou atividades que exijam maior esforço devem ser feitos após, no mínimo, 30 dias.

Toda cirurgia oferece riscos, porém os da cirurgia de nariz são relativamente baixos. Além de hematomas e edema (inchaço) normais do pós-operatório, o paciente poderá apresentar sangramento, infecção, obstrução das vias nasais, necrose do tecido operado, sensação de dormência nos dentes, abertura no septo e complicações pós-anestésicas.

A rinoplastia secundária é a cirurgia de nariz feita para tratar imperfeições estéticas e funcionais de uma primeira rinoplastia. Geralmente, é uma cirurgia plástica mais difícil e, assim como na rinoplastia primária, existem fatores que não dependem do cirurgião plástico para o resultado final.
Retoques de uma cirurgia de rinoplastia ou mesmo uma rinoplastia secundária não devem ser realizados antes de seis meses da última cirurgia plástica no nariz. Nos últimos 20 anos, houve uma grande mudança em relação à cirurgia nasal e, por isso, se dá mais importância à função respiratória e ao aspecto natural do nariz, o que caracteriza a rinoplastia estruturada.

Sim. É possível associar esse procedimento com a colocação de próteses nos seios, por exemplo, ou com a otoplastia, que é a cirurgia de correção das orelhas. Cabe ao cirurgião plástico avaliar a associação de operações em cada caso.

Agende agora mesmo sua consulta!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os procedimentos cirúrgicos que realizamos, o próximo passo é marcar a sua consulta. Em nosso site, você tem acesso ao que há de melhor relacionado à cirurgia plástica.

Caso o seu interesse seja realizar uma cirurgia plástica que traga inúmeros benefícios, como o aumento da autoestima e da confiança, agende sua consulta. E para agendar, é muito simples: basta preencher os campos do formulário e assim entraremos em contato com você!