Queiloplastia Redutora – Redução de lábios

Sobre o Procedimento de Queiloplastia

Lábios são um dos aspectos em que mais se repara em uma pessoa, já percebeu?

Quando falamos com alguém, sempre olhamos para seus olhos ou lábios. Há, ainda, as crescentes selfies nas redes sociais e a valorização da harmonia facial, que geram a necessidade de às vezes, corrigir alguns pequenos detalhes nessa região. Nessas horas, a queiloplastia entra em ação.

Ao contrário do que se imagina, nem sempre as cirurgias nos lábios têm o objetivo de aumentá-los. Por vezes, o desejo do paciente é reduzir o seu volume e a esse procedimento damos o nome de queiloplastia redutora.

Quer entender melhor o funcionamento, as indicações e os riscos da queiloplastia redutora? A seguir, te contamos tudo o que você precisa saber para reduzir os lábios e esclarecemos as principais dúvidas:

 

Quem pode fazer a queiloplastia redutora

A cirurgia para reduzir os lábios é indicada para quem possui um volume labial excessivo. Com a queiloplastia redutora é possível alterar a simetria dos lábios, deixando-os em harmonia com o restante da face.

 

Para que serve a queiloplastia

A cirurgia de lábios tem uma série de indicações. Ela pode ter o objetivo tanto de aumentar os lábios quando reduzi-los, bem como corrigir “boca torta”, ou seja, quando há algum tipo de paralisia facial, além de aumentar os cantos da boca.  Classicamente, o procedimento mais realizado para aumentar os lábios é realizado com preenchedores.

 

Como é feita a cirurgia de redução de lábios

A queiloplastia redutora é feita com uma incisão na parte interna dos lábios, de onde se retira um pequeno pedaço da mucosa considerada em excesso. Depois, faz-se uma sutura no local.

 

Como é a anestesia para a cirurgia de redução labial

A redução de lábios em São Paulo utiliza apenas anestesia local e não necessita de internação do paciente, mas, em alguns casos, pode ser utilizada a sedação suave. Na maioria das vezes, o procedimento é realizado na clínica, porém pode ser realizado em ambiente hospitalar.

 

Quanto tempo dura a labioplastia de redução

A média de duração da cirurgia de redução dos lábios é de aproximadamente 45 minutos.

 

Como é o pré-operatório da queiloplastia redutora

O pré-operatório da cirurgia de redução de lábios passa pela definição das alterações e objetivos do paciente, juntamente com o cirurgião plástico. São, ainda, solicitados alguns exames de rotina e avaliação de risco cirúrgico.

 

O pós-operatório da cirurgia de redução labial é dolorido?

É comum que, após a queiloplastia redutora, a região apresente um pequeno inchaço, porém as dores são mínimas e, se necessário, o médico pode prescrever analgésicos juntamente com o anti-inflamatório para aliviar esses sintomas.

 

Devo tomar cuidados após a cirurgia redutora de lábios?

As recomendações após uma queiloplastia redutora são, se necessário, fazer compressas com solução fisiológica fria, manter uma alimentação equilibrada, evitar dormir de lado e exposições intensas a variações de temperatura e luz solar, já que o sol pode causar manchas na região.

 

Posso retomar minhas atividades após a queiloplastia redutora?

Cinco dias após o procedimento de redução labial é o prazo recomendado para que o paciente retorne às suas atividades normalmente. Exercícios físicos devem ser evitados nas primeiras semanas, que são de cicatrização.

 

Como é a retirada dos pontos da cirurgia nos lábios

Em geral, os pontos da cirurgia de redução dos lábios em São Paulo são retirados após sete dias.

 

Há cicatriz aparente na cirurgia de redução de lábio?

A cicatriz da queiloplastia redutora fica totalmente escondida na parte interna da boca e, por isso, é praticamente imperceptível.

 

Quais são os possíveis riscos da cirurgia de redução labial?

Esse procedimento de queiloplastia redutora é bastante seguro, porém, como em toda cirurgia, há riscos de infecções, hematomas e resultado fora do esperado, principalmente se o procedimento for realizado com um cirurgião com pouca experiência ou não referenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Leves assimetrias podem ocorrer e eventualmente são corrigidas com pequenos retoques.

 

O resultado da cirurgia redutora de lábios ficará natural?

Para que os resultados da queiloplastia redutora sejam perfeitos é essencial avaliar o rosto como um todo e a harmonia facial. Um bom cirurgião plástico faz um estudo completo da face do paciente para, então, definir o volume labial ideal. Assim, atingem-se proporções equilibradas. O cirurgião tem que entender a anatomia normal dos lábios e planejar bem sua tática cirúrgica.

 

Posso falar e comer normalmente após a queiloplastia redutora?

A recomendação é de que, após uma cirurgia redutora de lábios, o paciente coma alimentos macios nos primeiros dias. A fala é liberada, desde que não se mexa os lábios demais para comprometer os pontos. Deve-se, ainda, fazer a higiene bucal com solução antisséptica após as refeições e escovar os dentes delicadamente.

 

Os resultados da cirurgia de redução labial são definitivos?

Quem se submete a uma redução de lábios em São Paulo precisa estar ciente de que, ao contrário das técnicas de preenchimento com ácidos, a queiloplastia redutora é definitiva e, por isso, deve ser feita por um cirurgião experiente nesse assunto e que faça uma análise apurada do rosto do paciente.

Agende agora mesmo sua consulta!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os procedimentos cirúrgicos que realizamos, o próximo passo é marcar a sua consulta. Em nosso site, você tem acesso ao que há de melhor relacionado à cirurgia plástica.

Caso o seu interesse seja realizar uma cirurgia plástica que traga inúmeros benefícios, como o aumento da autoestima e da confiança, agende sua consulta. E para agendar, é muito simples: basta preencher os campos do formulário e assim entraremos em contato com você!