Cirurgia para diminuir o queixo: como é feita e para quem é indicada

A mentoplastia, conhecida popularmente como cirurgia plástica no queixo, pode ter o objetivo de aumentar ou reduzir essa região do rosto. Neste texto especificamente, vamos abordar o procedimento que reduz o queixo, ou o mento, como também é chamado.

Essa cirurgia, feita e indicada após uma avaliação minuciosa de um profissional, diminui a projeção do terço inferior da face por motivos estéticos, porém não gera alterações de mordida. Pode, ainda, ser combinada com uma rinoplastia, que é a cirurgia de correção do nariz. A esse procedimento combinado damos o nome de perfiloplastia.

A seguir, abordamos as principais questões referentes à cirurgia de redução de queixo. Acompanhe:

 

Quem deve fazer a cirurgia de redução de queixo?

A mentoplastia de redução é indicada para casos em que o queixo(mento) é considerado pequeno demais ou assimétrico.

Onde fica localizada a cicatriz?

A cicatriz da cirurgia de diminuição de queixo fica localizada dentro da boca e, por isso, é imperceptível.

Que técnica é aplicada na mentoplastia de redução?

Cada caso precisa ser avaliado de maneira individual, porém as técnicas variam desde apenas uma raspagem até a retirada de uma “fatia” de osso e fixação com placa e parafuso de titânio.

 

Como é o pré-operatório da cirurgia de redução de queixo?

Após uma análise facial feita pelo cirurgião, que fará diversas fotografias do rosto do paciente, pode ser necessário, ainda um tratamento ortodôntico, já que os dentes influenciam a posição dos lábios e determinam o aspecto do perfil de uma pessoa.

 

Quanto tempo dura a cirurgia?

A cirurgia de redução de queixo dura cerca de duas horas e a anestesia pode ser local com sedação ou geral, caso seja feito outro procedimento combinado.

 

O pós-operatório da redução de queixo é doloroso?

Em geral, o pós-operatório desse procedimento é pouco doloroso e a alta é dada no mesmo dia. A retirada dos pontos, o curativo e uma avaliação pós-operatória é realizada cerca de uma semana depois da cirurgia.

Quais são os riscos da diminuição de queixo?

Como qualquer cirurgia, a mentoplastia pode gerar complicações como infecção, hemorragia e alergias, bem como deformidades, lesão do nervo mentoniano, erosão óssea e danos às raízes dos dentes. Por isso, é fundamental procurar um profissional com experiência comprovada nesse tipo de procedimento.

Como fica o antes e o depois da redução de mento?

A mentoplastia melhora a harmonia facial e devolve a autoestima ao paciente, já que o formato do queixo tem grande influência sobre o perfil e a aparência geral de uma pessoa.