Mentoplastia: como funciona a plástica de queixo

Em nossa sociedade ocidental, pessoas com o rosto angulado e queixo bem definido são consideradas mais bonitas, pois se associam a elas características de personalidade forte e beleza. A cirurgia plástica do mento (queixo) é pouco conhecida pela população em geral, e, quando bem indicada, traz inúmeros benefícios, permitindo um equilíbrio das feições da face. É recomendada para pacientes que têm queixo pequeno e retraído com boa oclusão dentária.

A região do mento pode ser aumentada através da colocação de implantes, osteotomia (cortar o osso) ou, em alguns casos, onde a necessidade de projeção não é tão acentuada, pode-se optar pelo uso de alguns preenchedores como gordura, hidroxiapatita de cálcio e ácido hialurônico. Os dois tipos de implantes mais utilizados são o de polietileno poroso de alta densidade e o de silicone. A vantagem do primeiro é que o material é mais aceito pelo organismo (biocompatível), tem menor índice de efeitos adversos e vem se tornando a primeira escolha.

Na osteotomia de mento não há necessidade da inclusão de implantes, e o aumento do queixo é realizado através de seu reposicionamento anterior e fixação com mini placas de titânio e parafusos. A incisão, tanto na osteotomia quanto com o uso de implante, é posicionada dentro da boca (sulco gengival). É imprescindível a avaliação da oclusão dentária e das projeções da face para o resultado adequado.

 

Aumento de mento

Rostos menos redondos, mais compridos e angulados são tidos como exemplos de beleza em nossa sociedade. Brad Pitt, George Clooney e Angelina Jolie são bons exemplos deste padrão de beleza.

A cirurgia de aumento de queixo tem chamado atenção tanto de homens que querem um queixo mais forte e quadrado, quanto de mulheres que desejam uma face mais harmoniosa e queixo mais triangular.

Tendo em vista que a simetria facial perfeita não existe, alguns padrões de beleza orientam os cirurgiões na busca do belo. Nesse contexto, a cirurgia de aumento de queixo/mentoplastia também tem os seus padrões.

O que é aumento de mento ou aumento de queixo?

O aumento de mento, aumento de queixo ou mentoplastia é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento.

Não é uma cirurgia fácil e tem seus riscos e, por isso, exige treinamento especial e enorme conhecimento da anatomia do rosto.

Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isso porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.

Essa cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.

 

Quanto tempo dura a cirurgia de mentoplastia?

O tempo cirúrgico é em torno de 2 horas e a anestesia é local com sedação ou geral. O paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia e orienta-se dormir com a cabeceira da cama elevada. Pode ocorrer alteração da sensibilidade da região, por um período variado de tempo.

Para quem é indicada a mentoplastia? Hipomentonismo (queixo pequeno)

A pessoa candidata a esta cirurgia não deve apresentar alteração de sua mordida. Por isso, são feitas análises das proporções estéticas da face.

O ideal é que, quando a face seja analisada longitudinalmente, ela tenha as mesmas medidas da raiz do cabelo até a parte mais baixa da testa, da parte mais baixa da testa até a parte mais baixa do nariz e desta região até o queixo. São os terços da face (abaixo).

O queixo pode, ainda, ser excessivamente posterior, ou seja, muito retraído. O parâmetro usado nesta medida é uma linha perpendicular ao chão que passa pelo lábio inferior, na qual o queixo deve estar posicionado numa região entre 2 mm à frente e 2 mm posterior a ela.

Em suma, se o(a) paciente tem a mordida normal e apresenta algumas destas características de queixo pequeno, ele(a) pode ser submetido à cirurgia de mentoplastia.

 

É comum operar queixo junto com nariz?

É comum o paciente chegar ao consultório achando que seu nariz é grande quando, muitas vezes, o que existe é uma associação de nariz grande e queixo pequeno.

Essa impressão errada acontece porque a harmonia facial na visão de perfil é muito dependente da relação entre o queixo e o nariz.

O nariz pode até nem ser grande, mas parecer se o queixo for pequeno quando analisadas aquelas proporções faciais.

À associação entre cirurgia de nariz e mentoplastia dá-se o nome de perfiloplastia, cujo objetivo é melhorar a harmonia das proporções da face.

 

Como é a cirurgia de mentoplastia?

A cirurgia de mentoplastia pode ser feita com uso de implante ou através de fraturas no osso do mento e seu avanço. Dentre os implantes, o melhor é o polietileno poroso – POREX®. Existe, ainda, o implante de silicone, que não é nossa preferência por apresentar algumas complicações.

Tanto o uso de POREX® quanto a mentoplastia de avanço com fratura são boas opções; a fratura pode ser indicada em casos de hipomentonismo (queixo pequeno) associado a alguns problemas de ronco.

A incisão de ambas é de 4 cm por dentro da boca e a cicatriz fica imperceptível.

O paciente é orientado a ter uma higiene bucal mais cuidadosa nos primeiros 14 dias. O resultado final ocorre em 4-6 meses, com resultados já visíveis dentro das 2 primeiras semanas.

Caso opte-se por uso de POREX®, o mesmo é fixado ao osso com 2 parafusos. Já na mentoplastia de avanço não é usado implante, mas sim uma placa especial de titânio e 5 parafusos.

Qual é o tipo de anestesia aplicada na mentoplastia?

A cirurgia de mandíbula é realizada com anestesia geral ou local com sedação, e tem duração de 2 horas. Nossa preferência é anestesia geral.

 

Quais são os exames pré-operatórios para a cirurgia de mandíbula?

Os exames pré-operatórios variam conforme a idade e estado de saúde, mas os principais são hemograma, coagulogama, creatinina, glicemia de jejum; raio-X de tórax e eletrocardiograma.

O que é o POREX®?

Essa é a denominação de um tipo de implante facial poroso, importado dos Estados Unidos e feito com a mais alta tecnologia. Existem diversos formatos que possibilitam seu uso tanto nas cirurgias estéticas quanto em cirurgias reparadoras.

Nas cirurgias estéticas, seu uso é mais consagrado na mentoplastia, aumento de mandíbula (ângulo de mandíbula), aumento de maçãs do rosto e atenuação de sulco “bigode chinês”.

É muito resistente a infecções, não causa reabsorção óssea e nem reação de corpo estranho.

 

Qual é aparência de um implante de POREX® de queixo?

Como é a cicatriz da mentoplastia?

A cicatriz mede 4 cm e fica por dentro da boca.

Qual é a vantagem do uso do POREX® sobre o silicone?

O polietileno poroso (POREX®) tem a vantagem de não causar reabsorção óssea, ser menos propenso a infecção e mais versátil. Existem vários tipos, formatos e tamanhos, que também podem ser moldados na hora da cirurgia. Seus poros possibilitam às células de defesa do nosso corpo entrarem no implante e combater uma possível infecção.

O silicone é mais barato, porém tem índice mais elevado de infecção e principalmente de reabsorção óssea a médio prazo.

Como é feita a cirurgia de aumento do queixo?

Nesse tipo de procedimento, a região do queixo é aumentada por meio da inclusão de uma prótese na área ou de um segmento ósseo retirado da mandíbula. O cirurgião plástico indicará se o implante ou o segmento ósseo é o mais indicado, dependendo das condições anatômicas da pessoa.

Como é realizada a cirurgia de diminuição do queixo?

Pessoas com queixo mais avançado têm a opção de retirar o segmento ósseo excedente, gerando um recuo no queixo e harmonizando o desenho da face.

É necessário retirar os pontos após a mentoplastia?

Os pontos da cirurgia de queixo são todos internos e não precisam ser removidos.

Mentoplastia: o antes e depois do aumento de queixo

O resultado esperado é o aumento do queixo tanto no sentido longitudinal (comprimento), quanto no sentido anteroposterior (de trás para frente). Ele proporciona mais harmonia da face, beleza e traços mais simétricos.

O índice de satisfação é alto e os pacientes afirmam que o investimento compensa muito.

Mulheres preferem um queixo mais triangular e homens buscam o mento mais forte e quadrado.

Qual é o valor do aumento de queixo (mentoplastia)?

O valor da cirurgia de aumento de mento varia pouco entre o uso de POREX® e a mentoplastia de avanço com fratura óssea.

Os custos são referentes a equipe médica, hospital e o material.

Como é a recuperação da cirurgia de mentoplastia?

A recuperação exige cuidados especiais com a higiene bucal, repouso, dormir com 2-3 travesseiros, evitar atividades físicas e evitar tomar sol por uma semana.

Compressas geladas locais por 2-3 dias são recomendadas.

Medicação para dor, inflamação e prevenção de infecção deve ser tomada por 7 dias.

 

O pós-operatório de mentoplastia é doloroso?

Via de regra não há muita dor no pós-operatório.

Inclusive, pode haver uma diminuição da sensibilidade que pode durar de 2-3 meses.

Quais são os cuidados no pós-operatório da mentoplastia?

Após a cirurgia plástica de queixo é comum que a face apresente alguns edemas. Por isso, é permitido usar compressas de solução fisiológica fria. O paciente deve, ainda, evitar exposição aos raios solares, bem como evitar alterações de temperatura e movimentação excessiva na região.

Qual a vantagem da mentoplastia cirúrgica em relação ao preenchimento?

Basicamente, o tempo de duração de cada procedimento. Enquanto a cirurgia tem duração para toda a vida do paciente, o preenchimento dura de 18-24 meses e seu resultado é bem mais modesto.

O preenchimento tem como principal vantagem o preço, uma vez que não é necessário arcar com custos de hospital, equipe médica e material, e não necessita de internação e recuperação pós-operatória.

Como o cirurgião avalia o melhor posicionamento do queixo?

A mentoplastia deve ser feita apos uma análise precisa do rosto como um todo. Para isso, o cirurgião observa a forma da mandíbula, fazendo uma análise facial

que identifica a desarmonia facial do(a) paciente. É fundamental saber se há deformidade de oclusão ou esquelética ou se a região do mento é apenas projetada ou retraída.

Quais são as possíveis complicações da mentoplastia?

Todas as cirurgias têm riscos. No caso da cirurgia de queixo, pode haver complicações como infecção, hemorragia e alergia à anestesia. Se houver inserção de um implante pode haver deformidade do queixo, lesão do nervo mentoniano, erosão óssea, mudança de posição do implante, danos às raíses dos dentes e hematomas.

Quais são as técnicas utilizadas na correção do queixo?

Podem ser utilizadas as técnicas de osteotomia basilar da mandíbula ou prótese na região do mento. No primeiro caso é feito um corte horizontal longo na parte distal do osso da mandíbula, seguido pelo avanço em alguns milímetros e fixação óssea. Já o implante de prótese é feito com um material chamado POREX®, biocompatível com o tecido ósseo e extremamente seguro.

Outras cirurgias e procedimentos que podem ser associados à Mentoplastia:

Nosso mundo ocidental tem alguns padrões de beleza que valorizam rostos menos redondos, mais compridos e angulados.

Brad Pitt, George Clooney e Angelina Jolie são bons exemplos deste padrão de beleza.

A cirurgia de aumento de queixo tem chamado atenção tanto de homens que querem um queixo mais forte e quadrado, quanto de mulheres que desejam uma face mais harmoniosa e queixo mais triangular.

Tendo em vista que a simetria facial perfeita não existe, alguns padrões de beleza orientam os cirurgiões na busca do belo. Nesse contexto, a cirurgia de aumento de queixo/mentoplastia também tem os seus padrões.

O aumento de mento, aumento de queixo ou mentoplastia é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento.

Não é uma cirurgia fácil e tem seus riscos e, por isso, exige treinamento especial e enorme conhecimento da anatomia do rosto.

Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isso porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.

Essa cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.

A pessoa candidata a esta cirurgia não deve apresentar alteração de sua mordida. Por isso, são feitas análises das proporções estéticas da face.

O ideal é que, quando a face seja analisada longitudinalmente, ela tenha as mesmas medidas da raiz do cabelo até a parte mais baixa da testa, da parte mais baixa da testa até a parte mais baixa do nariz e desta região até o queixo. São os terços da face (abaixo).

Mentoplastia

O queixo pode, ainda, ser excessivamente posterior, ou seja, muito retraído. O parâmetro usado nesta medida é uma linha perpendicular ao chão que passa pelo lábio inferior, na qual o queixo deve estar posicionado numa região entre 2 mm à frente e 2 mm posterior a ela.

Ou seja, se o paciente tem a mordida normal e apresenta algumas destas características de queixo pequeno pode ser submetido à cirurgia de mentoplastia.

É comum o paciente chegar ao consultório achando que seu nariz é grande quando, muitas vezes, o que existe é uma associação de nariz grande e queixo pequeno.

Essa impressão errada acontece porque a harmonia facial na visão de perfil é muito dependente da relação entre o queixo e o nariz.

O nariz pode até nem ser grande, mas parecer se o queixo for pequeno quando analisadas aquelas proporções faciais.

À associação entre cirurgia de nariz e mentoplastia dá-se o nome de perfiloplastia, cujo objetivo é melhorar a harmonia das proporções da face.

A cirurgia de mentoplastia pode ser feita com uso de implante ou através de fraturas no osso do mento e seu avanço. Dentre os implantes, o melhor é o polietileno poroso – POREX®. Existe, ainda, o implante de silicone, que não é nossa preferência por apresentar algumas complicações.

Tanto o uso de POREX® quanto a mentoplastia de avanço com fratura são boas opções; a fratura pode ser indicada em casos de hipomentonismo (queixo pequeno) associado a alguns problemas de ronco.

A incisão de ambas é de 4 cm por dentro da boca e a cicatriz fica imperceptível.

O paciente é orientado a ter uma higiene bucal mais cuidadosa nos primeiros 14 dias. O resultado final ocorre em 4-6 meses, com resultados já visíveis dentro das 2 primeiras semanas.

Caso opte-se por uso de POREX, o mesmo é fixado ao osso com 2 parafusos. Já na mentoplastia de avanço não é usado implante, mas são usados uma placa especial de titânio e 5 parafusos.

As duas cirurgias são realizadas com anestesia geral ou local com sedação, com duração de 2 horas. Nossa preferência é anestesia geral.

Os exames pré-operatório variam conforme a idade e estado de saúde, mas os principais são:

  • Hemograma, coagulogama, creatinina, glicemia de jejum;
  • Rx de tórax PA/P;
  • Eletrocardiograma.

 

Abaixo, um tipo de implante de POREX de queixo (mento):

Mentoplastia

A cicatrize mede 4 cm e fica por dentro da boca.

O polietileno poroso (POREX®) tem a vantagem de não causar reabsorção óssea, ser menos propenso a infecção e ser mais versátil. Existem vários tipos, formatos e tamanhos que ainda podem ser moldados na hora da cirurgia. Seus poros possibilitam às células de defesa do nosso corpo entrarem no implante e combater uma possível infecção.

O silicone é mais barato, porém tem índice mais elevado de infecção e principalmente de reabsorção óssea a médio prazo.

O resultado esperado é o aumento do queixo tanto no sentido longitudinal (comprimento), quanto no sentido anteroposterior (de trás para frente). Ele proporciona mais harmonia da face, beleza e traços mais simétricos.

O índice de satisfação é alto e os pacientes afirmam que o investimento compensa muito.

Mulheres preferem um queixo mais triangular e homens buscam o mento mais forte e quadrado.

Mentoplastia | Aumento de Queixo
Mentoplastia | Aumento de Queixo

O valor da cirurgia de aumento de mento varia pouco entre o uso de POREX® e a mentoplastia de avanço com fratura óssea.

Os custos são referentes a equipe médica, hospital e o material.

A recuperação exige cuidados especiais com a higiene bucal, repouso, dormir com 2-3 travesseiros, evitar atividades físicas e evitar tomar sol por 1 semana.

Compressas geladas locais por 2-3 dias são recomendadas.

Medicação para dor, inflamação e prevenção de infecção por 7 dias.

É um tipo de implante facial importado dos EUA, que é poroso feito com a mais alta tecnologia. Existem diversos formatos que possibilitam seu uso tanto nas cirurgias estéticas quanto em cirurgias reparadoras.

Nas cirurgias estéticas, seu uso é mais consagrado na mentoplastia, aumento de mandíbula (ângulo de mandíbula), aumento de maçãs do rosto e atenuação de sulco “bigode chinês”.

É muito resistente a infecções, não causa reabsorção óssea e nem reação de corpo estranho.

Via de regra não há muita dor no pós-operatório.

Inclusive, pode haver uma diminuição da sensibilidade que pode durar de 2-3 meses.

Basicamente, o tempo de duração de cada procedimento. Enquanto a cirurgia tem duração para toda a vida do paciente, o preenchimento dura de 18-24 meses e seu resultado é bem mais modesto.

Porém, o preenchimento tem como principal vantagem o preço, uma vez que não é necessário arcar com custos de hospital, equipe médica e material, e não necessita de internação e recuperação pós-operatória.

Mentoplastia | Aumento de Queixo

Agende agora mesmo sua consulta!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os procedimentos cirúrgicos que realizamos, o próximo passo é marcar a sua consulta. Em nosso site, você tem acesso ao que há de melhor relacionado à cirurgia plástica.

Caso o seu interesse seja realizar uma cirurgia plástica que traga inúmeros benefícios, como o aumento da autoestima e da confiança, agende sua consulta. E para agendar, é muito simples: basta preencher os campos do formulário e assim entraremos em contato com você!