Bichectomia, a cirurgia de redução das bochechas!

Bichectomia

O que é bichectomia?

Cirurgia plástica no rosto para retirada da Bola de Bichat, uma gordura existente na face que,
quando aumentada, pode dar um formato de rosto redondo. A cirurgia tem por finalidade afinar o rosto e reduzir as bochechas.

Bichectomia

Como é feita a cirurgia de bichectomia?

Por meio de dois cortes de 1 a 3 cm dentro da boca, com anestesia local, com ou sem sedação, ou anestesia geral. A gordura da bola bichat é tracionada e retirada, tendo como resultado redução das bochechas.

Bichectomia

Para quem é indicada a cirurgia?

Pessoas bochechudas que não estão satisfeitas com o formato de rosto redondo. O objetivo é deixar o rosto mais magro e fino e proporcionar saúde e qualidade de vida ao paciente.

Bichectomia

Qual é a duração da cirurgia de redução de bochechas?

A bichectomia, é uma cirurgia plástica simples de 40-60 minutos de duração, o paciente recebe alta no mesmo dia.

Cirurgia de Bichectomia

Sobre o Procedimento de Bichectomia

A cirurgia

pode ser realizado com anestesia local com ou sem sedação. Uma pequena incisão de 0,5 cm é realizada dentro da boca bem em cima da bola de bichat em cada lado da face, após sua localização ela é isolada e retirada, se necessário é realizada hemostasia com eletrocautério. Duração total do procedimento é de +- 40 minutos. São aplicados pontos separados com fio absorvível que devem cair sozinhos em 7 dias.

 

Antes da cirurgia

São solicitados exames conforme a indicação de cada caso. Rotineiramente os exames são: hemograma, coagulograma, creatinina e glicemia de jejum.

 

Após a cirurgia

Os cuidados são muito parecidos com uma extração do siso. Evitar esforço físico, evitar alimentos quentes, dormir com 2-3 travesseiros, aplicar compressa gelada de 1/1 hora nos 2 primeiros dias e uso de medicação específica.

O rosto fica inchado por 2-4 dias e em 2-3 semanas os resultados começam a ser visíveis.

 

Anestesia

Local com sedação.

 

Alta

No mesmo dia após o procedimento.

 

Recuperação

2-4 dias.

Caso more em outra cidade temos indicações de hotéis próximos e meios de acompanhar o pós operatório de maneira efetiva.

Tudo sobre a Bichectomia

Entendendo o que é Bichectomia

É a retirada do tecido gorduroso chamado de bola de Bichat, em outras palavras é uma cirurgia para afinar o rosto.

Bola Gordurosa de Bichat, tecido gorduroso da boca ou “Buccal fat pad”, recebe este nome devido ao anatomista que primeiramente a descreveu. É um tecido de gordura que se localiza na região das bochechas na frente do músculo masseter e superficial ao músculo bucinador. Sua função é um tanto quanto pouco conhecida.

Acredita-se que, mesmo sendo um tecido gorduroso, seu volume pouco varie com a oscilação de peso, por isso que mesmo pessoas apresentando peso ideal ou próximo disto podem ter o rosto redondo e as bochechas cheinhas decorrentes de uma bola de Bichat grande.

Todas as pessoas têm bola de Bichat, porém nem todas as pessoas se beneficiarão da Bichectomia (Cirurgia de bochecha).

A gordura da bochecha preenche o espaço entre os músculos da face ficando abaixo da maçã do rosto. Quando em excesso a pessoa pode ter um rosto mais arredondado e infantilizado, quando em falta pode ter um rosto com bochechas “chupadas”e aspecto de doente ou de mal alimentada.

Pela sua localização a bola de Bichat apresenta íntima relação com elementos muito importantes da face, como: ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos. O entendimento e estudo destes elementos da face e fundamental para prevenir algum tipo de lesão durante a cirurgia para afinar o rosto.

 

Como é realizada a Cirurgia de Bichectomia?

É a retirada do tecido gorduroso chamando de bola de Bichat, com a finalidade de afinar o rosto através da redução das bochechas.

Bola de Bichat, tecido gorduroso da boca ou ”Buccal fat pad”, recebe este nome devido ao anatomista que primeiramente a descreveu. É um tecido de gordura que se localiza na região das bochechas na frente do músculo masseter e superficial ao músculo bucinador. Sua função é um tanto quanto pouco conhecida.

Acredita-se que, mesmo sendo um tecido gorduroso, seu volume pouco varie com a oscilação de peso, por isso que mesmo pessoas apresentando peso ideal ou próximo disto podem ter o rosto redondo e as bochechas cheinhas decorrentes de uma bola de Bichat grande.

Minhas bochechas são muito grandes!

Essa é a principal queixa das pessoas que chegam ao consultório. Todas as pessoas têm bola de Bichat, porém nem todas as pessoas se beneficiarão da Bichectomia.

A gordura da bochecha preenche o espaço entre os músculos da face ficando abaixo da maçã do rosto. Quando em excesso a pessoa pode ter um rosto mais arredondado e infantilizado, quando em falta pode ter um rosto com bochechas “chupadas”e aspecto de doente ou de mal alimentada.

Pela sua localização a bola de Bichat apresenta íntima relação com elementos muito importantes da face, como: ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos. O entendimento e estudo destes elementos da face e fundamental para prevenir algum tipo de lesão durante a cirurgia.

Cirurgião Plástico Especialista em Bichectomia

Dr Laertes Thomaz Junior

Sempre tive interesse em cirurgia Plástica de face e quando me familiarizei com a Bichectomia (cirurgia de redução de bochecha) como procedimento estético isolado em 2009, percebi que se tratava de um procedimento com elevado índice de satisfação e de recuperação rápida.

Aperfeiçoei minha técnica de modo a ter um resultado consistente, recuperação rápida de meus pacientes e principalmente aprimorei a indicação do procedimento, entendendo para quem se aplica e para quem a associação de outros procedimentos como lipoaspiração de papada, preenchimento de bigode chinês, preenchimento de mento, etc… seria apropriado.

Assim posso dizer que faço parte da “re-popularização” da Bichectomia em nosso meio, mais conhecida como cirurgia para afinar o rosto . Pois na verdade é uma técnica que já existe desde os anos 80 e é muito feita em outros países. Tenho um número grande de pacientes operados e satisfeitos.

 

Interesse atual na Bichectomia

A cirurgia de bichectomia (redução de bochechas) não é nova e já é bem descrita na literatura médica. É muito realizada em países como Estados Unidos, México e nações de língua latina, incluindo é claro Venezuela.

Esta cirurgia tinha, até alguns anos atrás, pouco interesse de Cirurgiões Plásticos e como conseqüência de pacientes, que se quer sabiam da possibilidade de terem rostos mais sedutores, esbeltos, magros e menos redondos. A retirada da bola de Bichat era mais comumente realizada quando o paciente era submetido a cirurgia de lifting facial, em especial “sub-smas”(um tipo de Lifting de face), e estando o tecido gorduroso exposto e tendo indicação a sua retirada era feita.

 

Por ser uma cirurgia rápida, com período de recuperação curto, baixo custo e com resultado muito satisfatório, tem tido seu interesse impulsionado em nosso país por alguns cirurgiões plásticos interessados em cirurgia plástica de face (onde me incluo).

 

Todos temos bola de Bichat ou somente quem tem o rosto redondo?

Sim todos temos a gordura de Bichat (nas bochechas) porém alguns mais que outros.

 

Todas as pessoas ficam melhor com a retirada da bola de Bichat?

Não. Existem pessoas que já apresentam o rosto fino e que a retirada da bola de Bichat pode trazer resultados indesejáveis. Pessoas com pele mais flácidas e envelhecidas podem ser submetidas a outros procedimentos em combinação a Bichectomia como Lifting de face (ritidoplastia).

 

Para que serve a bola de bichat?

Ela é um tecido gorduroso cujo tamanho varia pouco com a mudança de peso. Serve para preencher a face no espaço da bochecha.

 

A quem se aplica a cirurgia de bichectomia?

Várias celebridades e não celebridades procuram esta cirurgia para afinar o rosto em decorrência de seus efeitos tanto em homens quanto em mulheres.

 

Para quem é a Bichectomia?

Que tem um formato de rosto redondo que estão insatisfeitas com sua face; pessoas que procuram um aspecto mais sedutor, esbelto, magros e adulto. “Efeito blush”.

O exame minucioso da face deve ser realizado antes de indicar a cirurgia , pois como foi dito a retirada da bola de Bichat em rosto já magro pode não atingir o resultado esperado e trazer conseqüências desagradáveis.

Ainda existem aqueles casos em que a pele do rosto da pessoa não tem um bom tônus (flácida) seja pela idade, seja por tabagismo, sol ou por uma característica própria da pessoa, nestes casos algum procedimento de suspensão das estruturas da face está indicado. Estes procedimentos podem ser cirúrgicos (ritidopastia ou lifting facial) e não cirúrgicos (fios de sustentação- Sutura Silhouette®).

 

Sobre o procedimento

O procedimento pode ser realizado com anestesia local com ou sem sedação. Uma pequena incisão de 0,5 cm é realizada dentro da boca bem em cima da bola de bichat em cada lado da face, após sua localização ela é isolada e retirada, se necessário é realizada hemostasia com eletro cautério.

Duração total do procedimento é de +- 40 minutos. São aplicados pontos separados com fio absorvível que devem cair sozinhos em 7 dias.

Antes da cirurgia plástica redução de bochechas são solicitados exames conforme a indicação de cada caso. Rotineiramente os exames são: hemograma, coagulograma, creatinina e glicemia de jejum.

Após a cirurgia os cuidados são muito parecidos com uma extração do siso. Evitar esforço físico, evitar alimentos quentes, dormir com 2-3 travesseiros, aplicar compressa gelada de 1/1 hora nos 2 primeiros dias e uso de medicação específica.

O rosto fica inchado por 2-4 dias e em 2-3 semanas os resultados começam a ser visíveis.

Alta no mesmo dia após o procedimento.

Recuperação: 2-4 dias.

 

A bichectomia é perigosa?

A gordura de Bichat fica localizada numa região próxima aos nervos que fazem a movimentação dos músculos da face, está próxima ainda do ducto parotídeo (canal por onde a saliva entra na boca vinda da glândula parótida) e próxima também de vasos sanguíneos.

É uma cirurgia de riscos que deve ser realizada por cirurgião plástico experiente na técnica.

 

Meu rosto vai mudar muito?

O resultado é sutil. A cirurgia de bichectomia deixa o rosto menos redondo, mais fino e ressalta as maçãs do rosto.

 

Sobre as bochechas grandes

Uma queixa muito comum em meu consultório é: Dr. Laertes minhas bochechas são grandes.

Recebo muitos pacientes com essa queixa e que procuram a cirurgia de bichectomia.

Sempre peço para que me apontem exatamente o local do rosto que lhes incomoda. Percebo que muitas vezes o que realmente desagrada são as maçãs do rosto ou os músculos masseteres muito fortes, e não o volume excessivo das bolas de Bichat.

Isso é importante, pois se indicamos bichectomia quando na verdade o paciente tem o músculo masseter muito grande o resultado não será o ideal .

Entretanto algumas vezes pode ser necessário a associação de bichectomia com diminuição dos músculos masseteres através de aplicação de toxina botulínica.

 

Então a queixa de bochechas grandes pode ser devido a:

  • Bolas de Bichat grandes;
  • Músculos masseteres fortes de mais;
  • Maçãs do rosto muito proeminentes.
  • Saber identificar a queixa do paciente orienta o tipo mais adequado de abordagem e evita frustrações em relação ao resultado final.

 

Como ficarão minhas bochechas?

O exame físico pode muitas vezes dar importantes pistas sobre o tamanho da bola de Bichat e apontar se a bichectomia isolada pode atingir a expectativa das/dos pacientes. Em alguns casos um exame de tomografia pode ser solicitado para auxiliar na decisão.

A pessoa que mesmo ao perder peso continua com o rosto redondo pode ser uma candidata a cirurgia.

O face de uma pessoa pode ter acúmulo de gordura na bola de Bichat ou na pele.

Em alguns casos para atingir o resultado esperado associo lipoaspiração de face com a retirada das bolas.

Então:

  • De modo geral o resultado da bichectomia é discreto. Quando indicado a associação de lipoaspiração de face pode deixar o rosto ainda mais fino.

 

Procedimentos associados a bichectomia

Em busca de um melhor equilíbrio estético da face com a redução de bochecha, alguns procedimentos podem ser associados à bichectomia. Estes procedimentos podem ser cirúrgicos e não cirúrgicos e destinam-se a conferir ao rosto maior harmonia e beleza.

Procedimentos não cirúrgicos que podem ser associados:Preenchimento (aumento) de maçãs do rosto com Ácido Hialurônico ou Radiesse®; Preenchimento(aumento) labial com Ácido Hialurônico;Preenchimento (aumento) de queixo e de ângulo de mandíbula com Radiesse® ou Ácido Hialurônico;Preenchimento de “bigode chinês”;Suspensão de tecidos da face com fios de sustentação (Sutura Silhouette®);Aplicação de Botox®.

Procedimentos cirúrgicos que podem ser associados,qualquer tipo de procedimento cirúrgico pode ser associado a bichectomia, os mais comuns são:Lipoaspiração de papada; Lifting de face (Ritidoplastia); Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) com suspensão de região malar (maçãs do rosto);Rinoplastia (cirurgia do nariz).

A associação de procedimentos de bichectomia, rinoplastia, preenchimento de lábios e mento e ainda Botox para subir as sobrancelhas, parece ser uma associação comum entre as famosas da televisão americana e nacional!

 

Em busca de um melhor equilíbrio estético da face alguns procedimentos podem ser associados à bichectomia. Estes procedimentos podem ser cirúrgicos e não cirúrgicos e destinam-se a conferir ao rosto maior harmonia e beleza.

  • Procedimentos não cirúrgicos que podem ser associados:

-Preenchimento (aumento) de maçãs do rosto com Ácido Hialurônico ou Radiesse®;

Preenchimento(aumento) labial com Ácido Hialurônico;

Preenchimento (aumento) de queixo e de ângulo de mandíbula com Radiesse® ou Ácido Hialurônico;

– Preenchimento de “bigode chinês”;

– Suspensão de tecidos da face com fios de sustentação (Sutura Silhouette®);

-Aplicação de Botox®.

  • Procedimentos cirúrgicos que podem ser associados:

Qualquer tipo de procedimento cirúrgico pode ser associado a bichectomia, os mais comuns são:

– Lipoaspiração de papada;

– Lifting de face (Ritidoplastia);

– Blefaroplastia com suspensão de região malar (maçãs do rosto).

Técnica Cirúrgica da Bichectomia

Bichectomia: Cirurgia para afinar o rosto

Procedimento Cirúrgico Bichectomia – Imagem 01

Bichectomia: Cirurgia para afinar o rosto

Procedimento Cirúrgico Bichectomia – Imagem 02

Bichectomia: Cirurgia para afinar o rosto

Procedimento Cirúrgico Bichectomia – Imagem 03

Bichectomia: Cirurgia para afinar o rosto

Procedimento Cirúrgico Bichectomia – Imagem 04

Bichectomia: Cirurgia para afinar o rosto

Procedimento Cirúrgico Bichectomia – Imagem 05

Bichectomia: Cirurgia para afinar o rosto

Procedimento Cirúrgico Bichectomia – Imagem 06

Na Mídia

Hoje em Dia

MATÉRIA EXIBIDA NO PROGRAMA “HOJE EM DIA” – REDE RECORD

Plastica Beleza

MATÉRIA DE CAPA NA REVISTA PLÁSTICA & SAÚDE EDIÇÃO MAIO 2015

NGT

ENTREVISTA NO PROGRAMA “TEMPERANDO O PAPO” – REDE NGT

Agende agora mesmo sua consulta!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os procedimentos cirúrgicos que realizamos, o próximo passo é marcar a sua consulta. Em nosso site, você tem acesso ao que há de melhor relacionado à cirurgia plástica.

Caso o seu interesse seja realizar uma cirurgia plástica que traga inúmeros benefícios, como o aumento da autoestima e da confiança, agende sua consulta. E para agendar, é muito simples: basta preencher os campos do formulário e assim entraremos em contato com você!