Mamas são um símbolo feminino

As mamas são um símbolo feminino. A parte da cirurgia plástica destinada a restabelecer a harmonia do contorno das mamas exige uma qualificação especial, pois trata-se de uma região de importância única para as mulheres.

Existem várias situações nas quais os conhecimentos específicos em reconstrução de mama são aplicados como, por exemplo, após queimaduras (por fogo ou ácidos), mamas assimétricas (diferentes em tamanho ou mesmo desproporcionais) ou, ainda, quando ocorre a ausência de uma das mamas, decorrente de acidentes com traumatismo importante ou, mais comumente, a reconstrução após tratamento de câncer de mama.

A reconstrução após um tratamento de câncer de mama pode ser feita no mesmo ato cirúrgico de retirada do tumor ou em outra cirurgia. Existem várias técnicas que compõem o arsenal terapêutico e elas dependem de fatores como estado de saúde da paciente, excesso de pele da região abdominal, tamanho da outra mama, excesso de pele da região das costas, peso da paciente, se esta é fumante ou não, quantidade da mama que precisa ser reconstruída, se houve comprometimento da musculatura do tórax, entre outros.

As cirurgias mais comuns são as que incluem implantes, tecido das costas (músculo grande dorsal), tecido do abdômen (músculo reto abdominal) e as que utilizam tecidos da própria mama e de regiões vizinhas.

Frequentemente, são necessários mais de um procedimento cirúrgico na tentativa de buscar um resultado mais harmônico. Algum tipo de cirurgia na mama oposta, como levantamento ou diminuição, pode ser necessário. Por fim, uma das últimas etapas é a reconstrução do mamilo e enxerto de gordura, se for o caso.

As cirurgias maiores são as que utilizam a musculatura abdominal, com tempo cirúrgico aproximado de 5 horas e recuperação em torno de 2 a 3 semanas. As cirurgias que utilizam implantes de mama geralmente são mais rápidas, durando cerca de 1 ou 2 horas, e com tempo de recuperação menor, em torno de 1 semana. Habitualmente a anestesia é geral, podendo ser associada a outra técnica.

As cicatrizes variam de acordo com o tipo de cirurgia indicada. Cada cirurgia deve ser planejada individualmente e cada uma tem suas particularidades, riscos, complicações e cuidados pós-cirúrgicos específicos. Por essas razões, a consulta médica é fundamental para esclarecer todos os aspectos dos procedimentos.

Agende agora mesmo sua consulta!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os procedimentos cirúrgicos que realizamos, o próximo passo é marcar a sua consulta. Em nosso site, você tem acesso ao que há de melhor relacionado à cirurgia plástica.

Caso o seu interesse seja realizar uma cirurgia plástica que traga inúmeros benefícios, como o aumento da autoestima e da confiança, agende sua consulta. E para agendar, é muito simples: basta preencher os campos do formulário e assim entraremos em contato com você!