Técnica retira gordura de áreas mais proeminentes

 

A lipoescultura é um procedimento muito utilizado nos dias de hoje e podemos dizer que é uma variação da lipoaspiração. O que difere a lipoaspiração da lipoescultura é que a segunda técnica permite a retirada de gordura das áreas mais proeminentes e seu enxerto em regiões com falta de volume.

Vale destacar que, com essa procedimento, a região de onde a gordura foi aspirada não aumenta de volume, aumenta menos caso a pessoa ganhe peso.

Geralmente, a transferência de gordura é realizada para o glúteo, face (“bigode chinês” ou sulco nasolabial) e, ainda, para o preenchimento de regiões com depressão ou falta de volume. O tempo cirúrgico pode variar de 1 a 5 horas, a depender do volume e número regiões a serem lipoaspiradas, e a anestesia pode ser local, peridural ou geral.

A dor no pós-operatório não é significativa, contudo a sensibilidade varia de pessoa para pessoa e poderá ser bem manejada com o uso de medicamentos. O tempo de internação é de aproximadamente 24 horas. Existe necessidade de uso de malha cirúrgica por 2 meses, bem como drenagem linfática manual. Os pontos são retirados em torno de 10-12 dias.

Nos primeiros meses existe diminuição da sensibilidade da região lipoaspirada, que normalmente recupera-se de forma gradativa. É comum também ocorrer inchaço, que diminui após 2 semanas. Os resultados são mais visíveis após o segundo mês, e melhoram até o sexto.

LipoaspiraçãoTodo procedimento cirúrgico tem o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida, corrigindo falhas e visando ao bem-estar do paciente. Porém, a cirurgia plástica em si não é suficiente caso não sejam respeitados os cuidados no pós-operatório, fase fundamental para obter sucesso no resultado da cirurgia.

O pós-operatório da lipoescultura exige muito do paciente, como limitação de movimento, repouso, acompanhamento médico, atividade física e alimentação balanceada. Não seguir os cuidados do pós-operatório pode causar inúmeros inconvenientes, como problemas na cicatrização, fibroses, infecções, manchas cutâneas, aderências e até problemas mais severos, que podem colocar a vida do paciente em risco.

Para evitar esses transtornos, preparamos uma lista de cuidados especiais:

Receber alta não significa retomar as atividades de rotina. É importante obedecer o tempo de repouso indicado, pois a lipoaspiração e a lipoescultura são considerados alguns dos procedimentos mais invasivos.

Não é necessário ficar o tempo todo deitado, mas deve-se permanecer em repouso relativo durante 3 dias, pelo menos. São indicadas pequenas caminhadas dentro de casa para evitar problemas de circulação, como a trombose nas pernas.

O paciente poderá fazer as atividades do dia a dia caso se sinta bem para isso.

O paciente deve usar a cinta modeladora por um período de até 2 meses.

O uso contínuo dessas malhas ajuda a acelerar a absorção do inchaço, além de auxiliar na cicatriz, evitando o aparecimento de irregularidades e depressões na área operada.

Após 15 dias, o paciente, sob orientação do médico, pode voltar às suas atividades físicas, porém é necessário respeitar o início progressivo.

Esse retorno às atividades é exigido para evitar que o paciente volte ao peso antigo e isso impeça que a gordura localizada assuma novamente a região do corpo que foi lipoaspirada.

A alimentação precisa ser balanceada e não deve ser muito restrita no início do pós-operatório.

Devido ao fato de o organismo estar em recuperação por conta de uma “agressão”, ele precisa ter os nutrientes e vitaminas necessários para ajudar nessa fase e, para isso, é necessária uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e, dependendo do caso, até suplementação de ferro, para garantir uma recuperação rápida e eficaz.

Seguindo essas dicas, somadas aos cuidados estipulados pelo médico responsável, é possível alcançar o sucesso em uma cirurgia.

Agende agora mesmo sua consulta!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os procedimentos cirúrgicos que realizamos, o próximo passo é marcar a sua consulta. Em nosso site, você tem acesso ao que há de melhor relacionado à cirurgia plástica.

Caso o seu interesse seja realizar uma cirurgia plástica que traga inúmeros benefícios, como o aumento da autoestima e da confiança, agende sua consulta. E para agendar, é muito simples: basta preencher os campos do formulário e assim entraremos em contato com você!