Cirurgia para corrigir o mamilo invertido

 

O mamilo invertido é uma má formação congênita definida como uma retração do órgão para dentro da mama e, geralmente, a queixa dos pacientes é estética e associada ao temor de não poder amamentar. Explicando de uma maneira melhor, essa má formação é ocasionada por uma fraqueza nos ligamentos que sustentam a papila podendo, então, causar infecções recorrentes e, em alguns casos, sendo até mesmo um sinal de doença mamária tumoral.

Em homens, a inversão do mamilo ocorre com menor frequência, e, nas mulheres, gera incômodo e vergonha, além de apresentar receios em relação à amamentação.

É necessário procurar um especialista ao notar o mamilo invertido. Ele fará uma investigação das causas e doenças associadas.

De acordo com o grau de inversão, essa condição pode ser classificada em três grupos:

Grau I:
O mamilo é exteriorizado facilmente à manipulação e permanece por algum tempo.

Grau II:
É necessária a manipulação para a exteriorização do mamilo, que se retrai logo depois.

Grau III:
O mamilo não se exterioriza com manobras manuais.

Felizmente, a maioria das pacientes com inversão do mamilo – cerca de 96% – apresenta os graus I e II, com melhor resposta aos tratamentos.

 

Reversão de mamilo invertido – Uma solução

Felizmente, é possível reverter o mamilo através de cirurgia. Existem técnicas diferentes para o mesmo resultado. O procedimento cirúrgico pode ser realizado isoladamente ou associado à colocação de prótese mamária através da mesma incisão, ou mesmo com outros procedimentos de cirurgia plástica em outras regiões do corpo. Seu caráter é ambulatorial, não necessitando permanecer internado por ser uma cirurgia considerada de pequeno porte. A cicatriz é posicionada ao redor do mamilo. Os exames pré-operatórios são solicitados a critério médico.

Para o alívio das mulheres, a capacidade de amamentação é mantida. Aqui, é importante ressaltarmos que a capacidade do mamilo em conduzir o leite para fora da mama é, por si só, alterada no mamilo invertido. E, para algumas mulheres que possuem dúvidas, a inclusão de implante de silicone no mesmo ato cirúrgico é um fator de contribui para um melhor resultado, pois o implante “empurra” o mamilo para fora. No pós-operatório, orienta-se usar sutiã com orifício no meio para não pressionar os mamilos.

Tempo cirúrgico: em torno de 30 minutos.
Anestesia: local.

Agende agora mesmo sua consulta!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os procedimentos cirúrgicos que realizamos, o próximo passo é marcar a sua consulta. Em nosso site, você tem acesso ao que há de melhor relacionado à cirurgia plástica.

Caso o seu interesse seja realizar uma cirurgia plástica que traga inúmeros benefícios, como o aumento da autoestima e da confiança, agende sua consulta. E para agendar, é muito simples: basta preencher os campos do formulário e assim entraremos em contato com você!