fbpx

O que é rinoplastia

O que é rinoplastia e como é feita

 

Muitas pessoas buscam cirurgiões plásticos para obter orientações sobre qual é o melhor procedimento para corrigir imperfeições no nariz. Há quem julgue seu nariz muito grande, em formato de “batata”, meio tortinho ou fique incomodado com o que se chama de “calo” no nariz. Para resolver esses problemas existe a rinoplastia, procedimento de correção estética do nariz, como explica o cirurgião  plástico Laertes Thomaz Junior. “Esse tipo de cirurgia é indicado para quem está insatisfeito com o formato natural de seu nariz”, conta.

 

Em alguns casos, a rinoplastia é acompanhada por outros procedimentos na região, tais como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, conhecidos como “carne esponjosa”. “A rinoplastia pode ser feita com duas técnicas: aberta ou fechada. Na técnica aberta, é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas. Na fechada, por outro lado, são feitas incisões apenas dentro das narinas”, explica Dr. Laertes.

 

A opção pela técnica será feita de acordo com a necessidade do paciente e as características do nariz da pessoa, que serão avaliados pelo cirurgião.

 

Como é feita a rinoplastia

 

A redução de nariz é feita com a retirada de partes de cartilagem ou lixamento do osso. Caso seja necessário aumentá-lo, há enxerto de cartilagem, implante de próteses ou preenchimento.

 

Casos específicos podem necessitar da fratura do osso nasal, que gera a diminuição do “ossinho” do nariz. “A anestesia da rinoplastia pode ser geral ou até local com sedação, dependendo de cada caso”, destaca o cirurgião, citando que a cirurgia demora, em média, duas horas e o paciente é liberado no mesmo dia nos casos de rinoplastia.

 

Recuperação e cicatrizes

 

Após o procedimento, o paciente utiliza um plástico enrijecido no nariz, que ficará imobilizado. Os curativos são mantidos por 15 dias, sendo sete dias com o plástico enrijecido e o restante com fita adesiva porosa. A respiração fica dificultada nos primeiros dias, porém, com o uso de descongestionantes nasais é possível melhorar os sintomas. “As cicatrizes da rinoplastia são quase imperceptíveis, já que as incisões são muito pequenas”, completa Dr. Laertes.

 

Apenas 30 dias depois da rinoplastia já são suficientes para ver o resultado final do procedimento. Ficou interessado? Entre em contato conosco e agende uma consulta!

 

2 thoughts on “O que é rinoplastia

  1. Pingback: Quanto custa a Cirurgia de Rinoplastia?

  2. Pingback: Alectomia | Cirurgia para Diminuir "as abas do nariz"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *