fbpx

Importância da Drenagem Linfática no Pós Operatório

A drenagem linfática e sua importância no pós-operatório

 

O sucesso de uma cirurgia plástica depende de diversos fatores: pré-operatório, com a realização dos exames e aconselhamento por parte do médico, o procedimento em si, que deve ser feito por um profissional qualificado e sério e, depois, o pós-operatório. Em grande parte das cirurgias, o médico aconselha o paciente e realizar sessões de drenagem linfática no pós-operatório, mas você sabe por que ela é tão importante?

 

“Depois de uma cirurgia, a pessoa normalmente retém uma quantidade de líquido maior do que o corpo consegue drenar e, para reduzir essa retenção é que indicamos a drenagem linfática”, explica o cirurgião plástico Dr. Laertes Thomaz Junior, indicando que esse procedimento também ajuda a remover hematomas, reduzir fibroses e acelerar o processo de cicatrização e recuperação.

 

A drenagem linfática é indispensável em casos de lipoaspiração e abdominoplastia, já que ativa a circulação e evita inchaços. “Indicamos a drenagem linfática também para casos de mamoplastia, hidrolipoaspiração, blefaroplastia, rinoplastia, ritidoplastia, mastectomia total ou parcial e cirurgias de prótese de silicone”, completa Dr. Laertes, dizendo que, na área operada, o trabalho deve ser feito de maneira lenta e delicada, mas todo o corpo deve ser submetido à drenagem.

 

Em casos de lipoaspiração, a drenagem linfática deve ser iniciada o quanto antes – cerca de quatro a cinco dias depois da cirurgia – porém convém esperar a indicação do cirurgião para iniciar o tratamento. “A quantidade de sessões varia de acordo com cada pessoa, mas, em geral, dez são suficientes para recuperar edemas e hematomas, além de melhorar a recuperação do paciente”, conclui o cirurgião.

 

One thought on “Importância da Drenagem Linfática no Pós Operatório

  1. Pingback: Hidrolipo: como funciona a lipoaspiração em consultório - LTJ Cirurgia Plástica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *